como nao ser banido no whatsapp - Como não ser Banido no WhatsApp
Compartilhar:

Se você trabalha com anúncios no WhatsApp com certeza já deve saber a importância de ter um bom plano de contingência para não ser banido.

Marcos, eu não faço disparos em massa nem uso listas de transmissão, mesmo assim, eu ainda corro o risco de ser banido?

SIM! Mesmo que você só trabalhe com tráfego receptivo (conteúdos orgânicos, anúncios patrocinados e outros formatos de post onde uma pessoa tem acesso ao teu WhatsApp), em todas as situações, recebendo ou enviando mensagens, sim vc pode ser banido.

Hoje vamos falar sobre algumas dicas preciosas e estratégias validadas por mim, pela minha equipe e por centenas de empreendedores que a gente ajuda diariamente.

O que é e como Funciona o Algoritmo de Atividades no WhatsApp

Antes de tudo, você deve entender que o WhatsApp possui diversos algoritmos que monitoram o comportamento e as ações dos seus usuários diariamente.

Esses algoritmos trabalham 24 horas por dia inspecionando atividades para oferecer segurança aos usuários da plataforma e, qualquer atividade que fuja dos padrões de usuário são consideradas “suspeitas” e podem ocasionar banimentos temporários como medida de segurança para impedir spam, golpes, fraudes e por ai vai.

⚠️ Atenção: O que a maioria das pessoas não sabem é que a tua conta no WhatsApp pode ser banida mesmo que vc não use nenhum software de automações, mesmo que vc só use o WhatsApp Web ou que vc só use o aplicativo no seu celular.

Por exemplo, se normalmente vc manda ou recebe em média 50 mensagens por dia e repentinamente essa quantidade aumenta para 300, 500, 1000 vc poderá ser banido pq isso foge dos seus padrões de uso da plataforma.

Após banir uma conta, o WhatsApp pede para que vc confirme o código de verificação que geralmente é enviado por SMS e também te informa o motivo do banimento.

Após ter sua conta banida, você pode clicar no botão de SUPORTE e enviar uma solicitação de análise para o WhatsApp, como é uma inteligência artificial que responde por E-MAIL, dependendo do motivo, do seu histórico de solicitações e da sua análise de logs, eles poderão liberar em algumas horas, dias ou talvez até meses..

como nao ser banido no whatsapp print conta banida - Como não ser Banido no WhatsApp
Print de uma conta banida no WhatsApp

Geralmente suas primeiras solicitações de análise serão resolvidas rapidamente mas a tendência é que, com o passar do tempo, esses prazos vão aumentando.

Identifique se a sua conta no WhatsApp foi criada recentemente ou já é uma conta antiga

Identificar o “tempo de vida” (tempo de criação) da tua conta é de suma importância para o seu plano de contingência contra banimentos. Se vc tem uma conta mais antiga é uma coisa, se vc tem uma conta que foi criada recentemente é outra situação.

Para entender melhor, dividimos este tópico em 2 partes para que vc possa ter um plano mais adequado possível, ler essas duas partes é importante para que vc saiba o que vc DEVE e o que vc NÃO DEVE fazer.

Utilizando uma conta NOVA

Se vc criou ou ainda vai criar uma conta nova no WhatsApp, mesmo que o CHIP da sua operadora já seja antigo, os algoritmos do Whats irão considerar apenas o tempo de criação da SUA CONTA e não do seu chip.

Portanto recomendamos que siga as etapas abaixo:

No primeiro dia, apenas configure o teu perfil, troque a foto, inclua um recado, caso seja a versão Business, configure teu site, e-mail, respostas automáticas, etc.. Reserve este dia apenas para configurar tudo e não mande mensagens para ninguém;

No segundo dia, envie uma mensagem pra apenas 1 número de WhatsApp de alguém próximo a vc ou de outro número que vc tem, mas é importante simular uma conversa entre ambas as partes, com perguntas, respostas, envio de mídias, áudios, etc… Além de trocar mensagens com outro número, poste 2 status de texto, como bom dia, boa noite, uma frase, etc… Nada que seja comercial….

No terceiro dia vc pode começar seus disparos, mas comece enviando SOMENTE para 5 pessoas, nada mais do que isso;

No quarto dia, não somente aqui, mas nos próximos dias, vc pode incluir +5 disparos a cada dia, se ontem vc enviou 5, então hoje vc poderá enviar 10 mensagens. No quinto dia 15 mensagens, no sexto 20 mensagens e assim por diante.

PQ devo aumentar somente 5 mensagens a cada dia? 🤔

Não sei, pode ser bruxaria, pode ser coisa do “capiroto” ou pode ser só uma coincidência kkk mas o fato é que seguimos isto desde 2018 e até hoje deu certo.

Se vc seguir exatamente a estratégia do começa com 5 e vai aumentando 5 dia após dia, mesmo que pareça pouquíssimo, mas ao término de 30 dias de disparos vc terá impactado incríveis 2.325 pessoas 🚀😁

como nao ser banido no whatsapp tabela de disparos - Como não ser Banido no WhatsApp
Tabela de disparos utilizada para calcular

Essa imagem acima é da Tabela de Disparos, uma planilha feita para calcular quantos disparos vc deve fazer diariamente, clique no link abaixo pra baixar GRÁTIS essa planilha:

SIM. Quero baixar a Tabela de Disparos gratuitamente ❤

Utilizando uma conta ANTIGA

Se sua conta tem pelo menos 1 mês de vida, então ela já pode ser considerada antiga, mas calma, só o tempo não significa muita coisa, o fator mais relevante é quantidade de CHATS que vc tem diariamente.

Como eu faço para contar esses CHATS?

CHATS são conversas, por exemplo uma conversa com o João, outra conversa com Maria, outra conversa com Pedro, totalizam 3 CHATS.

Se 25 pessoas diferentes te mandaram mensagens vc conta isso como 25 CHATS. Teoricamente, no dia seguinte, vc poderá então realizar seu primeiro disparo em massa para 25 pessoas diferentes de consciência tranquila, sabendo que não será banido pela quantidade de CHATS.

Motivos pelos quais o WhatsApp poderá banir a sua conta

Motivo 1 – Iniciar uma alta quantidade de CHATS ou seja, uma quantidade maior do que a sua média diária. Mais uma vez voltando, se vc conversa com 50 pessoas diferentes diariamente e do nada passa a conversar com 100, 200, 300, vc poderá ser banido;

Motivo 2 – Ter uma alta quantidade de denúncias, para evitar isso, se for público frio (pessoas que não te conhecem), vc pode usar abordagens mais simples como somente enviar um “oi”, “bom dia”, etc… E após gerar uma interação, vc envia tua propaganda.

Quando vc inicia um CHAT com alguém aleatório e essa pessoa te responde, mesmo que ela te denuncie, mas houve uma interação, e isso já reduz em até 60% sua taxa de ban.

Mas cuidado, não tem milagre, se vc manda aquelas ofertas chatas logo de cara, sem que a pessoa queira ficar recebendo propaganda, sua taxa de denúncias vai crescer, mesmo que haja interação, o acumulo de denúncias te faz ser banido.

Elabore bem uma abordagem inicial bem formulada e, caso vc não tenha noção de como fazer isso, eu criei um curso onde nele eu ensino todas as minhas estratégias e mais uma série de macetes, o nome do curso é ZAP MUTAÇÃO DIGITAL.

como nao ser banido no whatsapp curso zap mutacao digital 1024x776 - Como não ser Banido no WhatsApp
Área de membros do curso ZAP MUTAÇÃO DIGITAL

Cara, te juro, eu não queria te vender nenhum curso aqui nesse post kkk… Mas já que chegamos nesse assunto eu não poderia te esconder um caminho curto, rápido e objetivo que com certeza vai te ajudar a poupar tempo e dinheiro, então se quiser saber melhor como funciona o curso é só clicar no link abaixo e assistir o vídeo de apresentação:

Sim. Quero conhecer o ZAP MUTAÇÃO sem compromisso ✅

Motivo 3 – Seu chip de telefone foi cancelado pela operadora, de alguma forma o WhatsApp consegue detectar quando não há sinal de rede móvel no seu CHIP e eventualmente ele pode banir vc apenas para que vc confirme que esse número ainda pertence a vc.

É, se vc usa número virtual e não tem como receber SMS mais de uma vez, é aqui que vc se laska (a letra “k” foi proposital pra ilustrar melhor o meu humor kkk).

Motivo 4 – Teu IP ou IMEI está marcado, se vc usa o mesmo IP (mesmo roteador wifi, mesmo chip de dados móveis ou mesma hospedagem) ou usa o mesmo aparelho de celular pra fazer SPAM, saiba que o WhatsApp guarda seus dados em logs de usuário. Esses logs mostram o teu IMEI que é tipo um CPF do dispositivo que vc tá usando (celular, tablet), mostram teu endereço de IP, tua geolocalização e por aí vai….

Motivo 4 – Teu CHIP ou o teu CELULAR são VIRTUAIS, pensa bem, se vc precisasse criar 50 contas de WhatsApp talvez o teu aparelho de celular não tenha armazenamento suficiente para tal (não tô dizendo que vc precisa criar tudo isso, eu mesmo já sobrevivi fazendo disparos WhatsApp de 1 único número durante anos) ..

Justamente por isso que algumas pessoas usam o Memu, LD Multiplayer ou Bluestacks para criar celulares virtuais e, de alguma forma misteriosa, se vc tiver muitas denúncias teu IMEI vai ficar marcado e o Whats pode banir vc.. Em outras palavras, se vc escolhe um celular físico tua chance de banimento DIMINUI, se escolhe celular virtual, ela AUMENTA.

Quanto ao chip virtual, existem maneiras de vc criar um número virtual através de plataformas, mas o grande problema é que, assim como vc, milhares de outras pessoas com o mesmo objetivo que o teu também já usaram esses chips para divulgação, spam, etc..

Muito provavelmente esse número já está marcado e, por mais que vc siga todas as regras deste artigo ainda é possível que uma hora ou outra teu número possa ser banido.

Pra dar um UP no seu plano de contingência, opte por um CELULAR FÍSICO e um CHIP FÍSICO cadastrado em um CPF válido (nada de fakes).

Motivo 5 – Conteúdos imorais, políticos, sexuais, obscenidade, curas milagrosas.. Sim, vc pode ser banido pelo CONTEÚDO dos seus envios, o WhatsApp possui uma inteligência artificial que também detecta o uso de determinadas palavras, termos, etc….

Agora, se faz parte do teu lançamento, do teu nicho…. Não tenho nada contra e ninguém pode julgar que tá errado… É possível mandar, SIM.. Porém tem que dar uma camuflada e montar um funil bem estruturado, é por isso que eu ensino essas coisas no curso ZAP MUTAÇÃO DIGITAL (lá vai eu de novo falar do curso kkk)

Motivo 6 – Excesso de participação em grupos de WhatsApp… Parece escroto, mas é meu amigo, aqueles mesmos algoritmos que observam em tempo real o que tu faz também detectam a qtde média de interações com grupos Whatsapp…

Se vc nunca participou de um grupo na vida, ai de repente vc entra em um, envia um texto e sai, depois em outro, e em outro…. Ou simplesmente entra e permanece, sem enviar mensagem, se isso fugir da sua média de ações diárias, tcharaaaaammm: TÚ SERÁS BANIDO TCHÊ!!! 😁❌

Qual versão do WhatsApp devo utilizar: Beta, Business ou a versão Normal?

Com toda a minha experiência, a minha resposta é: DEPENDE.

VERSÃO BETA: Como o próprio nome diz, BETA é uma versão que está em fase de testes. Ou seja, quando o WhatsApp pretende lançar algum recurso novo eventualmente eles testam nesta versão. Por isso, não recomendamos o uso desta versão devido a sua falta de estabilidade e bugs inexplicáveis que são reportados.

VERSÃO BUSINESS: Business em inglês significa “negócio”, se vc tem um negócio com ou sem fins lucrativos vc pode usar esta versão business. Se vc não pretende trabalhar com disparos em massa, recomendamos o uso desta versão.

Ela possui vários tipos de recursos que são voltados exclusivamente para uma conta comercial. Pra entender melhor sobre o WhatsApp Business eu fiz um vídeo bem detalhado explicando como ela funciona, assista o vídeo abaixo:

VERSÃO NORMAL: Se vc pretende trabalhar com disparos em massa no WhatsApp usando softwares eu recomendo que vc utilize a versão normal, segundo relatos de aproximadamente 75% dos nossos clientes a versão normal tem um índice menor de banimento e em alguns casos a taxa chega em 0% de ban (top demais).

Mas é claro, tem vários fatores envolvidos nisso e um dos mais importantes é que se vc sair enviando propaganda ou conteúdo indesejado para pessoas que não te conhecem (vulgo spam) vc poderá ser banido com mais frequência e poderá até perder sua conta definitivamente.

Mas Marcos, pq devo utilizar um software pra fazer disparos em massa e não a lista de transmissão?

A lista de transmissão é um recurso nativo do próprio WhatsApp. Para enviar mensagens em massa por ela vc precisa obrigatoriamente de duas coisas:

1 – Salvar o contato das pessoas que vão participar da sua lista na sua agenda;
2 – As pessoas da sua lista também precisam salvar teu número na agenda delas.

Se uma ou nenhuma dessas duas coisas não estiverem OK, suas mensagens simplesmente não serão entregues e isso é muito ruim pq pensa bem, as vezes as pessoas até salvam o teu número mas de repente elas podem formatar o celular ou trocar de aparelho ou trocar a conta do Google daquele aparelho e teu contato some.

Então, na minha opinião de programador sincero, utilizar lista de transmissão pra fazer lançamentos e divulgar conteúdos é muuita perca de tempo kkk

Tá, já entendi… Se eu quero fazer disparos em massa, o ideal é que eu faça através de um software, ok. Mas o que e como funciona esse software? 🤔

Um SOFTWARE nada mais é do que um conjunto de códigos automatizados que servem para que uma espécie de “robô humanoide” opere dentro do seu WhatsApp Web, como se fosse um humano escrevendo mensagens, enviando vídeos, imagens, gravando áudios em tempo real, etc.

Quando vc envia uma mensagem pelo aplicativo do WhatsApp ou pelo WhatsApp Web usando o link WA.ME, qualquer pessoa pode receber a tua mensagem, mesmo que vc ou ela não tenham seus contatos salvos…

Quer ver que legal, copie o link abaixo e cole em uma conversa ou grupo no WhatsApp, pode ser no aplicativo com seu celular ou através do WhatsApp web.

wa.me/554498002676

Quando vc envia esse link pra alguém, vc percebe que ele fica na cor AZUL:

como nao ser banido no whatsapp wa.me  - Como não ser Banido no WhatsApp
O link wa.me serve para iniciar uma nova conversa

Quando vc clica nesse link azul vc inicia uma nova conversa (caso esse número já seja de uma conta) e cai diretamente no WhatsApp da pessoa que tem esse número.

como nao ser banido no whatsapp wa.me iniciando conversa - Como não ser Banido no WhatsApp
Popup que aparece quando vc está iniciando uma conversa usando o link wa.me

E advinha só, eis aqui um dos principais motivos que fazem a maioria dos empreendedores digitais optar por ter um software de automações WhatsApp:

O software opera no WhatsApp Web como um humano > Quando um humano manda uma mensagem do WhatsApp Web ou do aplicativo, essa mensagem é entregue.

Conclui-se que, ao usar um software todas as suas mensagens serão entregues. ✅

Nós criamos um software de automações WhatsApp que é cheeeio de recursos profissionais pra vc aumentar suas vendas, escalar sua empresa e distribuir melhor seus conteúdos, o nome dele é WhatsApp Marketing PRO, clique no link abaixo pra saber mais e se quiser ainda pode testar GRÁTIS sem compromisso hehe 👇

Sim. Quero conhecer sem compromisso o WHATSAPP MARKETING PRO ✅

BÔNUS: Mini aula PHODA sobre Como não ser banido no WhatsApp 🚀

E pra complementar ainda mais o teu aprendizado, pra tu virar um EXPERT nesse assunto, eu ainda fiz um vídeo falando sobre esse assunto e vale a pena assistir:

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *